Cyberbullying: O caso Megan Meier

terça-feira, 16 de novembro de 2010


Megan era uma menina carinhosa, com alguns problemas de aprendizagem (déficit de atenção). Lutou durante anos contra a balança e uma depressão. Ela tomava remédios e tinha uma página o Myspace. Aos 13 anos de idade as coisas já estavam melhorando: ela emagreceu bastante, jogava vôlei no time da escola. Também aos 13 anos de idade ela resolveu por fim na amizade com uma amiga que morava próximo de sua casa- estava cansada das brigas.
Certo dia, ao olhar seu Myspace, Megan recebeu o pedido de autorização de um garoto muito bonito. Seu nome era Josh Evans. Megan sempre teve problemas de auto-estima, e falar na internet com Josh a fazia se sentir bem. Ficava feliz por ter encontrado um garoto que a achava bonita.
De repente, no dia 15 de Outubro de 2006, Megan recebeu uma mensagem diferente de Josh, onde ele dizia que não queria mais ser amigo dela, pois ouviu que ela não tratava bem de suas amizades. No dia seguinte ela foi p/ a escola entregar os convites p/ sua festa de aniversário, porém não via a hora de chegar a casa para ver se Josh havia deixado algum recado novo.
Josh agora dizia coisas ainda mais duras, e mensagens dizendo que Megan era uma vagabunda gorda foram sendo espalhadas na rede. A última mensagem que recebeu dizia "Todos sabem quem você é. Você é má e todos te odeiam. Tenha uma porcaria de vida. O mundo será um lugar melhor sem você".
Pouco depois, Megan se suicidou dentro do quarto, três semanas antes de seu aniversário. Seus pais, ao procurarem pela conta de Josh Evans, viram que a mesma foi deletada. Algumas semanas depois, descobriram que Josh Evans nunca existiu.
Josh Evans foi o resultado da criação de uma conta falsa no Myspace. Tal conta foi criada por pessoas conhecidas da família, vizinhos inclusive. A principal responsável pela criação dessa conta foi a mãe da garota que Megan havia terminado a amizade pouco tempo antes, uma mulher de 47 anos - que conhecia bem a família e sabia do histórico de depressão de Megan. A ex-amiga e mais outra menina que foi forçada a mandar mensagens ofensivas p/ Megan também fizeram parte dessa farsa.
Seria difícil colocar uma fonte aqui p/ vocês porque na verdade entrei em vários sites, assisti vídeos no youtube, e resolvi contar a história do meu jeito, numa linguagem que todo mundo consiga entender. Espero que diante disso vocês todos fiquem mais alertas.
Alertas com quem conversam na internet...será que esses amigos virtuais são mesmo amigos? Alertas com o que falam na internet...será que aquela menina que você faz comentários depreciativos na internet por farra merece ser tratada desse jeito?
Fora que ai tem também outro alerta que muita gente nem imagina que possa ocorrer: mães, pessoas adultas, fazendo esse tipo de coisa com meninas de 13 anos. Antes de agir por impulso, de ir na onda da galera e zoar os colegas de aula, até mesmo desconhecidos na internet, pensem. Pensem muito bem, pois tudo nessa vida tem conseqüências, e nem tudo que acontece pode ser resolvido com um pedido de desculpas.
A história da Megan ilustra bem isso. Uma menina real, uma história real.
Americana? Sim, americana, mas internet e depressão existem no mundo inteiro.
Sobre o caso da Megan, como acabou a história: não, a mulher não foi presa.
Motivo: aparentemente não existe uma lei específica para casos assim.
Ela mudou várias vezes o depoimento (ora assumia, ora botava a culpa na filha menor de idade). O que os pais da Megan conseguiram foi a criação de uma lei onde quem comete essas perseguições na internet é obrigado a pagar uma espécie de multa.

15 comentários:

Mayara Dias disse...

meu Deus que caso tenso, mais parabéns meninos, esse tema de vocês é bem importante e muito bom, e é assim mesmo que acontece na vida real como no triste caso dessa menina ! :/:/

Unknown disse...

Horrível a história de uma mãe ser tão cruel com um filho de outra mulher e na dor que causou! Serve de alerta para os dias atuais.

Unknown disse...

Horrível a história de uma mãe ser tão cruel com um filho de outra mulher e na dor que causou! Serve de alerta para os dias atuais.

Cidinha disse...

A dramatização desse caso passou ontem a noite e agora de madrugada no Investigação Discovery. Tenso demais!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cyberbullying: O caso Megan Meier

Unknown disse...

Assistir no ID, fico extremamente incomodada como o ser humano tem atitudes frustantes traz consigo tamanha incoerência. Mas partindo do principio e para a luta, contra esse tipo de comportamento. Esta campanha canha mais um adepto, e juntos estaremos lutando no universo virtual contra esse desequilíbrio moral que traz a alma humana!!

Unknown disse...

#Somostodosmeganmeíer <3

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diana Santana disse...

Nossa eu assistir no ID

Diana Santana disse...

Nossa eu assistir no ID

Unknown disse...

Eu assisti essa história hoje no Discovery ID e foi exatamente como foi contada nesse blog. Muito triste e revoltante.

Unknown disse...

o índice de bulling nos EUA é alto, pois eles ñ tem competência para botar fim nisso

disse...

O que mais me choca não é o caso em si, pq sabemos que o mundo está cheio de maldade desse tipo, infelizmente... Mas o terrível é essa atrocidade ter sido praticada por uma mãe, uma adulta (se é que se pode chamar essa criatura asdim), que deveria ensinar bons valores a sua filha! É assustador ver que tipo de filhos essas mães vão entregar pro mundo. É o fim...

Unknown disse...

Muito triste...

Postar um comentário